Quando um gato “amassa pãozinho”, ele faz um movimento rítmico com as patas, pressionando-as contra uma superfície macia, como um cobertor, uma almofada ou até mesmo o colo de seu tutor. Esse comportamento conhecido como “amassar” ou “pisar a massa”, é comum entre os felinos e tem várias explicações que remetem ao comportamento natural e instintivo dos gatos
1 - Memória de filhote
Esse movimento está profundamente ligado aos primeiros momentos da vida de um gato. Quando filhotes, os gatos amassam a barriga da mãe enquanto mamam, o que ajuda a estimular a produção de leite. Esse movimento traz segurança e conforto e muitos gatos continuam a fazer isso ao longo da vida como uma forma de se sentir seguro e relaxado.
2 - Marcação de território
As almofadinhas das patas dos gatos têm glândulas que liberam feromônios, substâncias químicas que servem para marcar território. Ao amassar uma superfície, o gato está, de certa forma, deixando o seu “cheiro” nela, estabelecendo aquele local como parte de seu território.
3 - Comportamento Instintivo
Quando ainda selvagens, os ancestrais do gato doméstico costumavam amassar a vegetação para criar um espaço confortável e seguro para descansar ou para dar à luz. Esse comportamento instintivo permanece até hoje nos gatos domésticos, mesmo tendo mantas e camas confortáveis.
4 - Expressão de afeto
Muitos gatos amassam quando estão no colo de seus humanos preferidos, e isso geralmente é um sinal de afeto e carinho. Ao fazer isso eles demonstram que se sentem seguros e confortáveis ao seu lado.
Conclusão
O ato de “amassar pãozinho” é uma mistura de comportamento instintivo e emocional. Embora o motivo varie de gato para gato, o constante é que, ao fazer esse movimento, o felino está demonstrando se sentir seguro e confortável.
Deixe um comentário