Qual a diferença entre carência e coparticipação nos planos de saúde para pets?
Ser tutor de pet é uma jornada repleta de amor, alegria… e preocupações com a saúde do seu peludinho, afinal, ele certamente vai precisar passar por consultas, receber vacinas, ter alguns imprevistos que vão exigir cuidados de saúde.
Sabemos bem que os custos com os cuidados veterinários podem pesar no bolso. É aí que entra o plano de saúde pet, um aliado valioso para garantir o bem-estar do seu amigo de quatro patas sem comprometer o seu orçamento.
Mas, antes de assinar o contrato, surgem dúvidas, como: O que significa carência e coparticipação?Neste guia, vamos te mostrar esses termos e deixar você craque no assunto!
Por que Carências e Coparticipações existem?
A resposta para esta pergunta é simples: Elas existem para que você economize em mensalidade. Ou seja, tornar a mensalidade do plano mais barata quando você não utilizar, ao invés de te penalizar pagando uma mensalidade mais cara — quando não estiver utilizando o plano — porque você estaria financiando o tratamento de quem está usando.
Sem carências e coparticipações, você pagaria uma mensalidade muito mais alta, usando ou não seu plano de saúde.
O que é carência?
Imagine um plano de saúde como um time de futebol: para entrar em campo e jogar, é preciso cumprir um período de treinos e adaptação. A carência funciona da mesma forma: é um tempo que você precisa esperar após contratar o plano para começar a usar alguns serviços, como consultas, vacinas e exames simples. Esse período varia de acordo com o plano e o tipo de procedimento.
O que é coparticipação?
Na coparticipação, você e o plano dividem os custos de alguns procedimentos, como cirurgias, internações e exames complexos. É como ter um parceiro para as despesas veterinárias: o plano cobre uma parte, e você paga a outra.
O percentual de coparticipação também varia conforme o plano escolhido.
Com isso, sua mensalidade fica muito mais barata porque quando você não utilizar o plano não fica financiando procedimentos e tratamentos que seu pet não está fazendo ou utilizando. Ou seja, você tem a segurança de ter um plano, mas não gasta todo mês como se estivesse utilizando os serviços sempre.
De forma geral, qual a real diferença entre carência e coparticipação?
Característica | Carência | Coparticipação |
O que é? | Período de espera para usar alguns serviços do plano. | Percentual do custo de alguns procedimentos que você paga. |
Objetivo: | Proteger o plano de uso indevido, evitando que pessoas contratem o plano apenas para um procedimento específico e depois cancelem. | Dividir os custos de procedimentos mais caros, tornando o plano mais acessível e os procedimentos mais baratos para o tutor. |
Aplica-se a: | Consultas, algumas vacinas, alguns exames, e cirurgias (Varia de acordo com o plano). | Cirurgias, internações, exames complexos. |
Varia de acordo com: | Plano e tipo de procedimento. | Plano e tipo de procedimento. |
Como faço para escolher o melhor plano de saúde?
Analise suas necessidades: Avalie quais serviços você utiliza com mais frequência e escolha um plano com carência e coparticipação compatíveis.
Compare diferentes planos: Pesquise e compare as opções disponíveis, buscando o melhor custo-benefício. Atualmente a Tutor&Pet trabalha com 7 diferentes planos, basta você decidir qual se adequa melhor às suas necessidades para começar a usufruir dos seus benefícios.
Consulte um especialista: Tire suas dúvidas com uma consultora especializada nos planos de saúde da Tutor&Pet, elas saberão te ajudar a escolher o plano ideal para seu pet.
Lembre-se: Carência e coparticipação são ferramentas importantes para garantir a sustentabilidade dos planos de saúde pet e para que você economize com eles. Ao entender como elas funcionam, você estará mais preparado para escolher o plano ideal para seu amigo peludo e garantir o bem-estar dele sem comprometer seu orçamento.
Agora que você é um expert em carência e coparticipação, chegou a hora de cuidar da saúde do seu pet com tranquilidade e segurança! Clique no botão abaixo e converse já com uma de nossas consultoras especialistas!
Deixe um comentário